sexta-feira, 28 de maio de 2010

VIVER SÓ (?)


Quem disse que vivo só?
Vivo com uma pessoa maravilhosa : eu!
As pessoas admiram-se ao saber que vivo só e sou feliz assim.
Aprendi na prática, que viver só é desenvolver a difícil arte de conviver em harmonia comigo mesma. Viver só não significa viver em estado de solidão. Viver só é opção de vida.
Apesar da vida nos brindar às vezes, com algum desencanto,
"the show must go on"...
É em minha casa, meu ninho, meu refúgio nas alturas, que recarrego minhas baterias.
É comigo que acerto meus ponteiros, respiro fundo e sigo adiante.
O importante é cultivar o respeito por essa pessoa que sou eu e não permitir que ela seja desrespeitada.
Tenho uma linda família nada ortodoxa graças a Deus, e amigos leais e divertidos, apesar de bem mais velhos do que eu. Tenho amigos jovens também e são um refrigério!

Às vezes me ponho a meditar sobre o tema...
Algumas pessoas que vivem sós costumam perder a cerimônia consigo próprias, fazendo suas refeições em pé na pia da cozinha, defronte ao computador ou vendo televisão. Outras, por não suportarem a solidão que carregam consigo, almoçam ou jantam fora de casa. Outras, alegando que ninguém vai ver mesmo, sequer arrumam suas camas.
Descuidar dos pequenos rituais, dos mimos e dos carinhos consigo, é um perigoso sintoma para quem vive só. Sintoma que a pessoa não está se amando e respeitando o suficiente...
Afinal, pessoas que não se amam e não se respeitam, serão solitárias mesmo convivendo com muita gente. Fazer as pazes consigo mesmo é a maior dádiva para quem vive só ou acompanhado. E quem alcançou essa harmonia interior, jamais se acomodará em relações infelizes por medo de viver só.

Iracema Ananias*
28-05-2010

Foto: minha porta

Nenhum comentário:

Postar um comentário